Em reunião extraordinária da Comissão Intergetores Bipartite (CIB) referente ao cofinanciamento do Governo do Estado para os municípios, foi pactuado o valor de R$ 11.153.000 a serem aplicados na Proteção Social Básica. O repasse será realizado nos meses de setembro, novembro e dezembro do corrente ano.
A Proteção Social Básica tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos de convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada.
O equipamento da proteção social básica é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e os serviços oferecidos nesta proteção são o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com deficiência e idosos.