A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Alice Kuerten, visitou nesta terça-feira, 28, o quilombo Toca de Santa Cruz no município de Paulo Lopes para ouvir as demandas da comunidade. Atualmente são cerca de 62 famílias vivendo no local. A visita foi uma solicitação do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes (Cepa/SC).
O quilombo da Toca é um dos mais tradicionais de Santa Catarina e tem mais de 100 anos de história. O intuito da visita era conhecer o território quilombola e entender a realidade da população e suas demandas, principalmente em relação ao acesso a serviços públicos e garantia de direitos.
Em Paulo Lopes Alice visitou ainda o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a Unidade Básica de Saúde (UBS) e também esteve na Prefeitura onde conversou sobre o funcionamento dos serviços para a população quilombola. O próximo passo é fazer alguns encaminhamentos diretamente aos órgãos responsáveis como Saúde e Educação conforme suas especificidades.
Acompanharam a secretária a gerente de Políticas de Igualdade Racial e Imigrantes, Regina Suenes, o representante da Educação Manoel Dozinete, que também é conselheiro do Cepa e o conselheiro Wilson Májé.
“Nosso intuito era fazer uma diagnóstico um pouco mais ampliado, mas principalmente verificar que podemos fazer de intervenção. Levamos um profissional da Educação e envolvemos a Saúde do município para atender a toda a comunidade.Tivemos algumas demandas deles em relação à Prefeitura como melhorias nas estradas e a necessidade de um aterro na frente da obra de um centro cultural que está sendo construído, além de outras questões. Procuramos envolver todos os segmentos para melhor atender essa comunidade quilombola”, ressaltou Alice.
Texto: Helena Marquardt/Ascom SAS