O governador Jorginho Mello participou na tarde desta quinta-feira (20) da inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Casa das Famílias no município de Palmeira na Serra Catarinense. A obra recebeu investimentos de R$ R$ 710 mil do Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e vai proporcionar mais qualidade no atendimento à população.
O novo CRAS possui 172 metros quadrados e o espaço físico conta com sala de atendimento familiar, administração, recepção, cozinha, banheiro, área de serviço, sala multiuso, área externa coberta e mobília. A mudança ocorre nos próximos dias assim que for finalizada a instalação do mobiliário que está em fase de licitação.
A secretária adjunta da SAS, Maria Helena Zimmermann, destacou a importância do investimento feito no Cras. “É um equipamento extremamente importante que previne situações de violência, que fortalece os vínculos familiares e isso acaba trazendo resultados muito positivos para o município. Assistência Social é um investimento importante e esse governo quer justamente cuidar das pessoas”, ressaltou.
A nova sede vai garantir mais conforto e atendimento diferenciado nos serviços. “São novas instalações que vão proporcionar às famílias um atendimento mais acolhedor e humano, com equipamentos e mobiliário adequado a um novo e moderno prédio, preparado especificamente para os atendimentos dos usuários da unidade”, afirma a prefeita Fernanda Cordova.
O CRAS presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
As ações envolvem acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária.
Texto: Helena Marquardt
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família