IMIGRANTES_SINE_f69b1062-0030-40f9-adf3-d4f46ff2ba98.jpeg

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes (Geiri), participou de uma reunião com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos) e as instituições que trabalham com os imigrantes para debater ações integradas para esta população com foco na empregabilidade. O encontro ocorreu na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine), localizado no Terminal Rita Maria, em Florianópolis.

“ Essa é mais uma iniciativa para reforçar o compromisso do Governo do Estado na elaboração de políticas públicas para os mais de 179 mil imigrantes que vivem em Santa Catarina, por meio do trabalho intersetorial. Queremos dar dignidade aos imigrantes que chegam ao estado em busca de uma vida melhor”, explica a gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, Regina Suenes.

De acordo com ela, a SAS vai contribuir com a capacitação dos técnicos do Sine para facilitar a empregabilidade dos imigrantes e o acesso às vagas disponíveis. A próxima etapa será a sensibilização dos funcionários do Sine; além da organização de outras ações relacionadas ao tema. Também participaram da reunião as organizações vinculadas aos imigrantes como a Círculos de Hospitalidade e a Pastoral do Imigrante.

“Santa Catarina é um estado que oferece muitas oportunidades, seja para trabalhar, para viver ou para empreender. O foco do Governo do Estado é trabalhar em parceria para que as políticas públicas voltadas aos imigrantes cheguem até a ponta de forma eficiente e qualificada”, afirma Alexandre Souza, gerente de Políticas de Emprego e Ocupação da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos).

Imigração em Santa Catarina

Dados de maio de 2025 do Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra) indicam que em Santa Catarina há 179.257 migrantes. Os países com maior número de migrantes vivendo no estado são a Venezuela, Haiti e Argentina.

Entre as ações da SAS em relação aos migrantes e refugiados estão a realização de ações intersetoriais, apoio técnico aos municípios, realização de seminários nas regiões de Santa Catarina sobre a questão migratória, a participação em mutirões de documentação com organizações que trabalham com a migração e a realização da I Conferência Estadual de Migração, Refúgio e Apatridia, entre outros.

Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos. Foto: Divulgação Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 Murici Balbinot (Sicos) (48) 99999-1226

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito