WhatsApp_Image_2025-10-07_at_16.04.59.jpeg

Foi aberta nesta terça-feira, 7, e segue até a quinta-feira, 9, em São José, a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social. O evento é realizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/SC) e pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) no Favorita Golden Hotel & Eventos e reúne cerca de 700 representantes da Assistência Social de Santa Catarina.

A mesa de abertura contou com a presença da secretária, Adeliana Dal Pont, que representou o governador, Jorginho Mello, e citou em seu discurso a importância dessa política pública e da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social. “Esta conferência é um momento de escuta, reflexão, debate e deliberação. As decisões aqui consolidadas serão encaminhadas para a Conferência Nacional, com toda a seriedade e responsabilidade que esta política merece”, destacou.

Ela também citou a importância de que as deliberações construídas no evento reflitam a realidade do território catarinense. “Que elas sejam coerentes com os desafios enfrentados por nossos municípios, em sua grande maioria de pequeno porte, que levem em conta as demandas reais dos usuários e que apontem caminhos para que tenhamos um SUAS cada vez mais forte e acessível”.
Um dos temas que foi unanimidade nos discursos de abertura foi o financiamento da política de Assistência Social. Sobre o assunto a secretária citou que Santa Catarina é referência nacional com seus pisos de financiamento, mas ainda é preciso avançar para que a Assistência Social tenha em todos os níveis um orçamento próprio, regulamentado por lei.
“Essa tem que ser uma luta coletiva, tripartite e da união de poderes como o Executivo e o Legislativo”, completou.

WhatsApp_Image_2025-10-07_at_16.31.38_1.jpeg

O presidente do Conselho estadual de assistência Social (Ceas/SC), Sidnei Pavesi, agradeceu a participação de todos e disse que esse é um momento histórico que reúne governo e sociedade civil. ”Tenho certeza que serão três dias muito produtivos para discutir o nosso Suas", falou.

O tema da conferência será: “20 anos do Suas: construção, proteção social e resistência”. Os participantes serão divididos em grupo e vão debater diversos assuntos como: universalização do Sistema Único de Assistência Social (Suas); aperfeiçoamento contínuo do Suas; integração de benefícios e serviços socioassistenciais; gestão democrática, informação no Suas e comunicação transparente.

Durante a conferência estadual serão eleitos os 66 delegados que irão para a etapa nacional que ocorre de 6 a 9 de dezembro, em Brasília. Na capital eles vão apresentar as propostas elencadas por Santa Catarina. O objetivo é avaliar a Política Nacional de Assistência Social e propor diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Adeliana citou ainda que o estado tem desafios, mas tem também entregas que mostram o quanto realizamos uma política efetiva, que chega na ponta e que respeita as especificidades do nosso povo.
“É importante lembrar que Santa Catarina é um estado plural. Recebemos populações migrantes e imigrantes, temos indígenas, quilombolas, ciganos, temos uma forte presença de comunidades rurais, e como já citei, contamos com muitos municípios de pequeno porte, municípios com pouco mais de mil habitantes por exemplo, e pensar em assistência social em Santa Catarina é pensar em políticas que alcancem do campo à cidade, do litoral ao interior de maneira equitativa”.

Mais informações:
Jornalista: Helen Marquardt. Fotos: Edna Klein e Joice Flores/ SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito