
As pessoas que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) podem concorrer às vagas do Programa CNH Emprego na Pista, do Governo do Estado e vinculado ao Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC). Além da inscrição no CadÚnico, os interessados devem atender a todos os critérios que constam no edital. A inscrição no CadÚnico é exigida somente para primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro).
Os interessados tem até esta quarta-feira, 29, para fazer o seu cadastro exclusivamente pelo site do Programa: www.empregonapista.detran.sc.gov.br. Todas as informações sobre os critérios para cada categoria estão disponíveis no site, mas para todas as categorias é preciso saber ler e escrever, ter CPF, morar em Santa Catarina há pelo menos dois anos e não ter nenhum impedimento para tirar a CNH. Além disso, cada categoria tem suas próprias exigências de idade, tempo de habilitação, entre outras.
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) é parceira no programa que reforça o compromisso do Governo em ampliar o acesso à formação de condutores e criar novas oportunidades em Santa Catarina. “O programa visa promover a inclusão social e dar oportunidades de vagas de emprego aos interessados em adquirir a CNH gratuita. O CadÚnico é a ferramenta para que a população acesse os programas sociais e no CNH Emprego na Pista será utilizado para comprovar a renda para concorrer às vagas de acordo com o edital do programa”, explica a gerente de Benefícios, Transferência de Renda e Programas da SAS, Sabrina Cerva.
CNH Emprego na Pista
O Programa CNH Emprego na Pista é uma ação social voltada à empregabilidade. Serão ofertadas até 30 mil vagas divididas entre as categorias A (moto), B (carro), D (por exemplo, caminhão e ônibus), e E (por exemplo, carreta) totalmente gratuitas, para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), adição de EAR (Exercício de Atividade Remunerada) e mudança de categoria.
“Estamos com quase 5 mil vagas abertas até este dia 29 de outubro em 29 municípios catarinenses. Para se inscrever é só acessar o site do Programa e aguardar o sorteio das vagas. Essa é uma oportunidade que o governador, Jorginho Mello, está ofertando para aqueles que querem mudar de vida e usar a CNH para trabalhar”, explica o coordenador do Programa CNH Emprego na Pista, Jacob Quint Neto.
Os investimentos ultrapassam os R$ 40 milhões entre cursos, exames, isenção de taxas e operacionalização do Programa até 2026. O CNH Emprego na Pista permitirá que milhares de cidadãos tenham acesso a oportunidades de emprego que exijam habilitação. Todas as CNHs entregues pelo programa virão com a marca EAR, a única exceção é no caso da primeira habilitação na categoria A (moto), pois, nesse caso, o candidato precisa ter 21 anos e já possuir a CNH na categoria há dois anos.
O Programa conta com a participação das secretarias de Estado da Assistência Social, Mulher e Família; bem como do Sest Senat, Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Fenamoto – Federação Nacional dos Mototaxistas e Motoboys, AMASC – Associação dos Motoristas de Aplicativo de Santa Catarina, FABET – Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, e Fetrancesc. Também envolve Centros de Formação de Condutores, médicos e psicólogos de trânsito, e laboratórios, que se credenciaram ao Programa para oferecer as vagas nos municípios.
Mais informações para imprensa:
Jornalista Josiane Ribas Lanzarin
Assessoria de Comunicação do Detran/SC
(48) 3664-1756 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Jornalista: Luciane Lemos – Foto: Renato Zacarias/ Secom
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

