Uma pesquisa realizada pelos técnicos do Sine de Caçador revelou que 57% dos entrevistados sofreram algum tipo de preconceito no trabalho. Assédio moral, deficiência física e cor da pele foram apontados como os principais motivos do preconceito.
Os dados integram a pesquisa “Quebrando Preconceitos no trabalho” que foi realizada para identificar os preconceitos que podem ocorrer no mundo do trabalho e para sensibilizar a comunidade sobre o sofrimento gerado por esta atitude. As informações da pesquisa foram geradas a partir de entrevistas no Largo Caçanjurê, centro, em alusão ao Dia do Psicólogo.
O Sine de Caçador disponibiliza o serviço psicossocial para facilitar a inserção no mercado de trabalho. Os profissionais do setor fazem o cadastro no sistema do Sine, caso ele ainda não exista e verificam as possibilidades de vagas nas empresas de acordo com o perfil do trabalhador. São encaminhados trabalhadores de nível fundamental, médio e superior. O serviço psicossocial também encaminha os trabalhadores que precisam de atendimento para a rede de educação, saúde, assistência social, entre outros. De acordo com a necessidade os profissionais do psicossocial indicam ainda escolas públicas, Ensino de Jovens e Adultos, ou o atendimento psicológico clínico na rede pública de saúde. O projeto é realizado em Santa Catarina desde 2010.
Íntegra da pesquisa aqui