Encerrou hoje, 1º, o Curso de Capacitação "Enfrentando a Violência, Construindo Cidadania", oferecido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com a Associação Casa da Mulher Catarina e Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos, para trabalhadoras da Assistência Social.
A programação contou com diversas palestras, entre elas a de Clair Castilhos Coelho, da Associação Casa da Mulher Catarina; Lirous Ávila, transexual e militante; Guilhermina Cunha Ayres, representante da entidade Acontece: Arte e Política LGBT; Dalva Kaiser, assistente social e ex-coordenadora da Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres de Florianópolis, entre outras. Também estavam presentes no curso as facilitadoras Alcenira Vanderlinde e Ana Maria Sokacheski.
Dentre os assuntos discutidos nas rodas de conversa e questionários de perguntas e respostas, estavam a violência de gênero e institucional, direitos humanos, legislação sobre a população LGBT e Lei Maria da Penha.
O objetivo do curso foi a melhor qualificação das trabalhadoras no atendimento às vítimas de violência, em especial as mulheres.
Segundo as informações relativas aos atendimentos jurídicos e psicológicos ofertados na rede de atendimentos do município de Florianópolis no período de setembro de 2011 a março de 2014, a maioria das usuárias desses serviços traz queixas relacionadas às diversas formas de violência, com prevalência da física e sexual. O que se observa, no entanto, a partir dos atendimentos, é a invisibilidade de outras formas de violência, especialmente a psicológica que, de tão naturalizada, sequer é percebida e nomeada como tal.