
O calendário anual de capacitações presenciais dos programas Bolsa Família e CadÚnico que teria início no mês de abril, em Florianópolis, terá nova data. O anúncio de um novo dia será efetuado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação por meio de Diretoria de Assistência Social, posteriormente.
A gerente de Capacitação e Políticas Sociais, Gestão do Trabalho, Jadna Mendes relata que a data foi transferida para que a secretaria possa organizar com mais tempo o evento e oferecer uma melhor estrutura aos participantes. “Estamos focados em algo melhor e precisamos de mais tempo para a parte organizacional”, explica ele.
O Diretor de Assistência Social, Ismael de Córdova salientou a importância da participação de técnicos e gestores neste evento. “É o momento de todos os que atuam com o programa Bolsa Família possam estar atualizados e assim agilizar os cadastros. Desta forma teremos um atendimento mais ágil e eficaz aos usuários da política de assistência social”, disse ele.
Ele garante que mesmo com a transferência das capacitações elas ainda terão o conteúdo preservado, sendo nos cursos do SIBEC E CadÚnico aulas expositivas e laboratório.
Para as capacitações do sistema do Cadastro Único, técnicos e gestores permanecem formando o público alvo. Quem já participou pode participar novamente, para acompanhar as atualizações oferecidas. O curso vai contar com 10 turmas de 25 participantes cada, definidas por ordem de inscrição.
Para o Sistema de Benefício (SIBEC) e o Programa Bolsa Família, serão oito turmas com 25 participantes cada. O público alvo são técnicos e gestores do CadÚnico e do Programa Bolsa Família. O prazo para inscrições é de dois dias antes do curso ou até o preenchimento das vagas.
De acordo com o Diretor, entrevistadores do Cadastro Único também receberão capacitação para preenchimento de formulários. O público alvo são, prioritariamente, servidores municipais concursados que atuarão como entrevistadores, que ainda não realizaram esta capacitação. Serão quatro turmas, com 25 participantes cada, definidos por ordem de inscrição, limitadas a duas vagas por município.
Capacitações para gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família também serão oferecidas. Os certificados somente serão entregues aos que atingirem a frequência de 100%, com, no mínimo, 60% de aproveitamento na avaliação final.