WhatsApp_Image_2025-09-04_at_13.04.46.jpeg

O ônibus de prevenção da violência contra a mulher, conhecido como Ônibus Lilás, da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, continua sua ação itinerante no mês de setembro e percorre 15 municípios das regiões Norte e Sul de Santa Catarina. A programação inicia dia 8 de setembro em São Bento do Sul.

“É uma grande ação do Governo do Estado em parceria com os municípios para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher. Essa iniciativa mostra o compromisso em apoiar os municípios e proteger as mulheres catarinenses. É um momento de informação, cultura e união pela vida das mulheres”, disse a secretária de Assistência Social de São Bento do Sul, Marina dos Santos.

No período da manhã, em São Bento do Sul, estão previstas atividades com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Serra Alta. São atividades culturais, música e teatro; apresentação de dança com as mulheres dos grupos do Cras; dinâmicas com o tema de violência doméstica; participação dos grupos de musicalização, prolongamento da memória, arteterapia e grupo de mulheres.

À tarde a equipe do Centro da Mulher organizou desde atividades físicas ao ar livre; dança folclórica com o grupo da terceira idade até a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB por Elas), da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami); da Casa da Amizade, Rede Catarina; além das voluntárias de diversas áreas que atuam para ajudar outras mulheres, as chamadas Soroptimistas.

Em setembro o ônibus vai percorrer 15 municípios de Santa Catarina. Depois de São Bento do Sul (8/9), o ônibus passa por Rio Negrinho (9/9), Irineópolis (10/9), Três Barras (11/9), Canoinhas (12/9), Penha (13/9), Navegantes (15/9), Camboriú (17/9), Balneário Camboriú (18/9), Itapema (19/9), Orleans (22/9), Lauro Muller (23/9), Cocal do Sul (24/9), Urussanga (25/9), Morro da Fumaça (26/9).

O Ônibus Lilás
O Ônibus Lilás é utilizado para orientar sobre os direitos da mulher e violência doméstica, bem como divulgar os serviços públicos existentes para proteção social. O ônibus está dividido em salas para garantir um atendimento privativo e humanizado, para quem desejar conversar de forma mais discreta. O intuito do Governo de Santa Catarina é levar informação sobre todos os tipos de violência, incentivar as denúncias e contribuir para o fim do ciclo da violência contra a mulher, incluindo a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, conforme previsto na Lei Maria da Penha.

Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos. Foto: Divulgação Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito