WhatsApp Image 2025 09 23 at 16.20.26

Quase 400 representantes de Santa Catarina, entre delegados e conselheiros, se reúnem nesta terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de setembro, no hotel Canto da Ilha, em Florianópolis, para a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.  No evento, que tem como tema o "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação” a secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, anunciou a construção de 11 Centros de Atendimento à Pessoa Idosa, os Capi.

O anúncio foi feito em seu discurso durante a abertura da conferência, quando ela citou o investimento de quase R$80 milhões do Governo do Estado para essa  construção, que já está em processo licitatório. “Estamos atentos às demandas, ouvindo os territórios, investindo em políticas intersetoriais e fortalecendo a rede de proteção à pessoa idosa. Com muita alegria tenho o prazer de anunciar aqui hoje que o Governo do Estado vai construir 11 Centros de Atendimento à Pessoa Idosa, os Capi, que vão contar com piscina para hidroterapia e uma estrutura com mais de 1.000 metros quadrados e espaço para diversas oficinas e convivência e principalmente ações preventivas”, destacou.

Adeliana comentou também que hoje Santa Catarina se destaca nacionalmente como o estado com a maior expectativa de vida do Brasil. “Vivemos, em média, mais do que os demais brasileiros. Isso é motivo de orgulho, mas também de compromisso. Atualmente temos 15,56% da população com mais de 60 anos e sabemos que em 2034, o número de pessoas idosas em nosso estado chegará aos 20% da nossa população. A tendência é inevitável: estamos nos tornando uma sociedade mais longeva. E isso exige preparo e ação”, enfatizou.

A secretária citou ainda que em um esforço conjunto entre Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e Conselho do Idoso o Estado está aplicando os recursos do Fundo Estadual do Idoso que neste ano teve dois editais lançados totalizando R$ 50 milhões para financiar projetos que transformam a vida de milhares de idosos.

WhatsApp Image 2025 09 23 at 16.20.261

Já nos trabalhos em grupo, que serão nesta quarta-feira, os participantes do evento vão tratar sobre cinco eixos: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.

“O objetivo da conferência é promover a proposição de ações com enfoque no envelhecimento digno e saudável; além da identificação dos desafios do envelhecimento para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa”, disse a vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina, Sabrina Mores.

Na conferência estadual serão eleitos 30 delegados para a nacional: 18 representantes da sociedade civil e 12 governamentais. A conferência nacional ocorre de 16 a 19 de dezembro.

Mais informações:

Jornalistas: Helena Marquardt Luciane Lemos. Foto: Joice Flores/Ascom SAS

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito